top of page

AO CONTRATAR UMA EMPRESA DE SEGURANÇA

 

O CONDOMÍNIO JÁ ANALISOU O PREÇO, NÃO ESQUEÇA DA QUALIDADE !!! 

 

Como em qualquer segmento, quando fazemos uma licitação muitas vezes nos deparamos com propostas que aparentemente oferecem os mesmos serviços, porém com uma diferença de valores significativa.


Se considerarmos que a legislação tributária, trabalhista e fiscal é a mesma para todas as empresas, que o piso da categoria e as normas da convenção coletiva também são idênticas para todos, porque então surgem preços tão diferentes.


Obviamente a resposta não é tão simples, mesmo porque podem ser várias as causas, mas nosso objetivo é alertar os contratantes para que realmente investiguem, pesquisem sobre as empresas e os componentes da formação do custo dos serviços, antes de firmar o contrato. 


As diferenças de preços podem estar ligadas a nosso ver a três fatores principais:

 

  • Má administração - Pessoas sem experiência e formação adequadas na administração da empresa, que desconhecem a legislação trabalhista e fiscal e que com isto calculam os encargos sociais, administrativos e operacionais de forma equivocada. Isto fará com que a empresa tenha problemas de liquidez em um futuro próximo, ou passem a não cumprir clausulas estipuladas em contrato. Lembre-se que o condomínio pode responder solidariamente pela inadimplência da empresa contratada;

 

  • Conduta inidônea – Empresas fornecem custos inferiores pois sonegam impostos, pagam os funcionários “por fora”, não recolhem FGTS, possuem parte dos funcionários sem registro ou cooperados, salários abaixo da categoria, etc. 

 

  • Má qualidade dos serviços e pequena estrutura de apoio – Empresas que não oferecem serviços de qualidade, não utilizam equipe qualificada de apoio e supervisão, não possuem um centro de treinamento próprio e uma política de treinamento, não possuem uma estrutura de apoio aos serviços com rondas diárias, plantonistas para reforço de efetivo, etc. 


Consultas e Investigação 

 

  • Fiscalização do Trabalho – Consulte os livros de inspeção do trabalho do Ministério do Trabalho. Veja a quantidade de fiscalizações e as irregularidades encontradas da empresa, processos e tal. 

 

  • Reclamações Trabalhistas - Consulte o número de reclamações trabalhistas em curso. Pergunte se já houve casos do funcionário mover uma ação contra a empresa e solidariamente contra algum cliente. 


Departamento Operacional 

 

  • Supervisão - A Supervisão é qualificada, visita o prédio constantemente e faz o registro destas visitas?

 

  • Escala - A escala de trabalho evita rotatividade e proporciona um bom rendimento aos funcionários. 

 

  • Projeto de Segurança - A Empresa apresenta um relatório de segurança específico para o cliente com o apontamento dos pontos vulneráveis no condomínio e as soluções para eles, complementando assim o serviço prestado. 

 

  • Rotina de Recrutamento – Existe uma rotina definida de Recrutamento e Seleção? São checadas as referências profissionais e pessoais dos candidatos? A empresa coloca a disposição do cliente os antecedentes criminais dos funcionários? 

 

  • Investigação Social – A Empresa efetivamente efetua uma investigação social do empregado contratado, com a visita à residência do empregado. É fornecido um relatório conclusivo sobre a postura do empregado no ambiente residencial, há quantos anos reside no local, se o imóvel é próprio ou alugado, com quem vive, etc? 

 

Grupo Intacto Segurança e Serviços

2015

bottom of page